Inteligência Artificial no Agronegócio: eficiência, sustentabilidade e decisões mais estratégicas com a MIA
- Muralis Tecnologia
- Jun 5
- 2 min read

O agronegócio tem sido um dos pilares da economia brasileira e, nos últimos anos, também se tornou um dos setores que mais incorporam tecnologia para enfrentar os desafios da produção em larga escala. Dados do Cepea/USP em parceria com a CNA, revelam que o setor representou quase ¼ do PIB Nacional (23,8%) — Nesse cenário, a Inteligência Artificial (IA) surge como uma aliada essencial para promover eficiência, sustentabilidade e inteligência estratégica no campo.
Segundo o relatório Potencial de Mercado, do Sebrae, estima-se “que o mercado de IA na agricultura cresça 25,5% de 2020 até 2026, impulsionado pelo crescente uso de dados, de sensores e de imagens aéreas para culturas, aumentando a produtividade por meio de tecnologia de aprendizado de máquina".
Com o uso de soluções baseadas em IA e Big Data , o agronegócio ganha em precisão e controle. Um exemplo disso é a aplicação da agricultura de precisão, que permite a coleta e análise de grandes volumes de dados para tomada de decisão em tempo real. A IA torna possível, por exemplo, o monitoramento contínuo do consumo de água e fertilizantes, ajustando automaticamente as quantidades conforme as necessidades reais das plantas e as condições climáticas e do solo.
A importância da rastreabilidade e da sustentabilidade
Outro avanço proporcionado pela IA no agronegócio é a integração de sistemas de rastreabilidade, que permite certificar a origem dos produtos e garantir práticas agrícolas mais responsáveis. Isso reforça o compromisso do setor com as diretrizes de ESG (Ambiental, Social e Governança), hoje indispensáveis para manter a competitividade em um mercado cada vez mais exigente e consciente.
Fatores como redução de custos e aumento da produtividade são algumas das vantagens de se utilizar IA no campo. O relatório do Sebrae mostra ainda que o uso de IA pode reduzir de 5% a 30% as visitas técnicas para verificar máquinas e aumentar de 20% a 30% a produtividade diária dos funcionários.
MIA: a Inteligência Artificial da Muralis para os desafios do campo
Nesse contexto, destaca-se a MIA, a solução de Inteligência Artificial da Muralis. Diferente dos modelos genéricos, a MIA foi desenvolvida para criar soluções personalizadas para os variados desafios do agronegócio.
A MIA combina IA simbólica e conexionista, com modelos que aprendem continuamente e se adaptam ao dinamismo do setor, se tornando uma verdadeira parceira estratégica de produtores, cooperativas e gestores públicos. Utilizando por exemplo algoritmos evolutivos e aprendizado de máquina, a MIA apoia gestores na identificação de cenários ideais que equilibram:
Eficiência produtiva;
Responsabilidade ambiental;
Viabilidade econômica.
Isso significa maior assertividade na alocação de recursos, no uso de insumos e na previsão de safras, resultando em operações mais sustentáveis e lucrativas.
No agronegócio moderno, equilibrar produtividade, sustentabilidade e rentabilidade não é mais uma escolha — é uma necessidade estratégica. E é nesse ponto que a MIA se diferencia, trazendo soluções práticas e inteligentes que respeitam o contexto de cada negócio: IA no agronegócio não é mais tendência. É necessidade.
Comments